Firulinhas da Mary

Criação de tudo que pode ser diferente para o lar, o vestir, o pensar, o agir, inovar, relembrar, capotar e começar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Que cor escolher?


Quinta - feira é dia de casamento + ateliê no Firulinhas. E hoje quero mostrar algumas dicas de como escolher as cores para uma festa de casamento e também para qualquer outro evento que for fazer.
As cores tem um papel fundamental. É ela que literalmente dá o tom da festa. Através das cores  podemos sentir sensações distintas. E é importante termos uma noção sobre este assunto para que não haja surpresas desagradáveis e sua festa não vire uma salada de cores desconexas.

Então, aí vai um tutorial básico sobre o assunto:


Cores Primárias - são aquelas de não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas as demais são obtidas. A cores primárias são: vermelho, azul e amarelo.

Cores Secundárias - são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Misture azul com amarelo e obterá o verde. Misture amarelo com vermelho e obterá o laranja. Misture o azul com o vermelho e obterá o violeta.

Cores Terciárias - são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Por exemplo: o amarelo alaranjado se consegue misturando o amarelo (primário) com o laranja (secundário). E assim vai.

O resultado desse teste é o Círculo Cromático, que serve para orientar na mistura e escolha das cores.





Para obter a melhor combinação entre duas cores, basta olhar no círculo a cor imediatamente oposta à cor escolhida. Por exemplo, na imagem acima, a cor imediatamente oposta ao verde é o roxo, e ao amarelo é o azul. Aquela combinação de cores aparentemente esquisita que a gente citou lá em cima, lembra?
E nessa combinação vale a regra de que devemos sempre combinar tons com a mesma intensidade. Isto é, azul forte com amarelo forte e azul pastel com amarelo pastel.

Cores Quentes

São o amarelo e o vermelho, assim como as outras cores em que eles prevalecem.


Cores Frias

São o azul e o verde, assim como as outras cores em que eles prevalecem.


Cores Complementares

São as cores opostas no círculo cromático. Tem muito contraste entre si e servem para dar destaque a uma composição.





Cores Complementares Diretas

É quando se usa uma cor do círculo e sua cor oposta. Se o que você procura é contraste, esta é a combinação perfeita.





Cores Complementares Duplas

É quando se usa duas cores e suas complementares. Suas vantagens são as riquezas de cores e aumento do contraste.





Cores Complementares Divididas

É quando se usa uma cor junto com as duas vizinhas da complementar direta. Aprimora a harmonia e interrompe o constraste instantâneo. Ainda é constraste, só que mais sutil.






Cores Análogas
São as cores que tem uma cor base em comum e não há contraste. São aquelas que estão vizinhas no círculo cromático. Quando usadas, não dão contraste na composição.


Cores Análogas Simples

É quando se usa 3 cores vizinhas no círculo cromático. Estas cores não tem constraste entre si, pois tem a cor de base em comum.





Cores Análogas Compostas

É quando se usa 4 cores que são vizinhas no círculo cromático.





Cores Análogas com uma Complementar

É quando se usa uma sequência de três cores mais a complementar da cor do meio.





Harmônicas
Trios Harmônicos (Tríade)
É quando se usa qualquer cor do círculo, deixando as três seguintes e usando a quarta, como na imagem abaixo:





Harmonia 90°

É quando as cores usadas formam um quadrado. Escolhe-se uma cor deixando as duas seguintes de fora e usando a terceira, como na imagem abaixo:





Harmonia 60º

É quando se usa 3 cores intercaladas. Uma combinação com extremo contraste e pede uma certa intimidade no uso delas. É melhor você virar expert no assunto antes de tentar essa.




Monocromia

Um esquema de cor de monocromia é uma única cor (primária, secundária ou terciária) e suas variações em termos de tons, contrastes e saturação. É o que chamamos de ton-sur-ton. Usar essa combinação de cores é quase sempre bom. Apenas, tome cuidado para não tornar sua combinação monótona.




Como diz a autora deste estudo, `não dá para ficar expert no assunto mas dá para ter um conhecimento de que há muito mais possibilidades de combinações do que vemos por aí. O legal é sair do comum e surpreender aos convidados e a nós mesmos...porque não!? E fique tranquila pois o Firulinhas + Artmania pode te ajudar. Consulte-nos!

texto extraído do mini wedding

beijos e até amanhã com Artes pelo Brasil com Firulinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário